Buscar
  • Dra. Ana Beatris Saldanha Ramos

Yin & Yang

Atualizado: Jan 26

A Medicina Tradicional Chinesa tem alguns princípios que sustentam sua base conceitual. Com base na filosofia chinesa, no Taoísmo, retiramos o primeiro conceito e mais fundamental: a energia Yin e Yang. Parece ser um conceito simples mas encerra em suas leis praticamente toda a explicação que busca aquele que quer ter uma vida mais saudável e equilibrada.


A Filosofia Chinesa afirma que todas as coisas no Universo, na Natureza e no Ser Humano tem polaridades Yin e Yang. Yin é a energia feminina, escura, passiva e profunda. Yang é masculino, leve, dinâmico e superficial.

Essa maneira de entender o Universo em sua dualidade e polaridade é que nos faz experienciar os polos opostos de tudo (saúde/doença – dia/noite – alegria/tristeza – compaixão/ódio) para então encontrar o equilíbrio da energia.


Como demonstra o símbolo do Yin e Yang, as energias podem ser opostas, mas são complementares, interconectadas e interdependentes. Uma não existe sem a outra, uma se move em direção a outra sempre em busca do equilíbrio.


Mas como utilizar dessa filosofia na prática?


Como indivíduos precisamos das duas energias, e elas vão se complementando e se transformando ao longo de nossos dias e também ao longo de nossa existência.

Precisamos de energia Yang ao acordar para realizar as tarefas do dia-a-dia e da energia Yin para uma noite tranquila e regeneradora de sono. Mas se tivermos muita energia Yang durante o dia, ficaremos superestimulados e provavelmente com dificuldade de relaxar a noite, ou pior, não conseguir realizar nenhuma tarefa adequadamente durante o dia por ansiedade em realizar multiplas coisas ao mesmo tempo: isso é o excesso de Yang!

O contrário também é verdadeiro, se nos sentimos letárgicos, sem força ou vontade de viver, deprimidos, obesos, estamos com excesso de energia Yin.

Então, se você está se sentindo sem energia, ou muito ansioso ou agitado, vale a pena considerar que tipo de energia está faltando. Seu estilo de vida está baixo em atividade e movimento? Ou sua mente inquieta não lhe deixa descansar? Entender isso poderá ajudá-lo! Considere procurar um profissional da área da Medicina Tradicional Chinesa para viver com sua SAÚDE EM EQUILÍBRIO!


Garopaba, 01 de agosto de 2019


Autoria:

Dra Ana Beatris Saldanha Ramos

Medicina Integrativa - Medicina de Família - Medicina Tradicional Chinesa

CRM/SC 6339

faleconosco@casadepedra.med.br


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo