top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Ana Beatris Saldanha Ramos

O princípio de tudo

No princípio era O VAZIO, O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS. O Vazio, a Unidade, até o surgimento do MACROCOSMOS com o BIG BANG 13,5 BILHÕES DE ANOS ATRÁS, surgindo então a MATÉRIA E A ENERGIA, a DUALIDADE.

Então surgem os elementos: 5 BILHÕES O SOL (FOGO), 4,5 BILHÕES O PLANETA TERRA (TERRA), 4 BILHÕES AS ROCHAS MAIS ANTIGAS (METAL), 3,8 BILHÕES OS OCEANOS (ÁGUA), 3,5 BILHÕES a VIDA BIOLÓGICA (MADEIRA)... Os 5 elementos tão bem representados pela Medicina Chinesa.

O primeiro ser ANCESTRAL comum entre os Humanos e chimpanzés surge só há 6 MILHÕES de anos; e há apenas 200 MIL ANOS SURGE O HOMO SAPIENS...

Esse mesmo HOMO SAPIENS somente há 13 MIL anos reina como único soberano e sobrevivente do gênero HOMO.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a evolução do ZERO, UM, DOIS... CINCO pode explicar todas as coisas.


A TERRA TAMBÉM TEM 5 MOVIMENTOS:

  • ROTAÇÃO: surge o dia (24h) terra gira em torno de si mesma;

  • TRANSLAÇÃO: surge o ano, terra gira em torno do sol;

  • PRECESSÃO: deslocamento do eixo da terra como um pião gerando as eras do zodíaco (12 signos);

  • NUTAÇÃO: pequeno movimento da terra em função da LUA;

  • REVOLUÇÃO: movimento da TERRA em relação a VIA LÁCTEA (HELICOIDAL).


Já há 5557 a.C. surgia Fu Xi, o Imperador Branco. O primeiro imperador que trouxe a ideia de civilização, da agricultura, do preparo dos alimentos. A ele também é creditado o desenvolvimento do I Ching – Livro das Mutações, considerado por muitos o primeiro livro da Humanidade. Ele governava por meio da adivinhação através do uso de varinhas de cerefólio, desenvolvendo a idéia do YIN-YANG, dos trigramas e hexagramas.

Em 2737 a.C. Shen Nong, também conhecido como Imperador Vermelho, foi o primeiro creditado na descoberta do chá e fitoterápicos, tido como o Rei dos Medicamentos.

Em 2697 a.C Huang Di, o Imperador Amarelo, conhecido por seu tratado Nei Jing - Tratado de Medicina do Imperador Amarelo, usado até hoje pela Medicina Tradicional Chinesa.

Os conhecimentos da antiga China entendem que o ser humano deve viver em harmonia com a natureza, pois faz parte dela. Tomando a natureza como referência, à procura constante do equilíbrio, encontraremos o TAO, ou o CAMINHO.

O TAO (CAMINHO) obedece às LEIS do céu e da terra, entendendo que tudo possui polaridades, forças opostas que na natureza se complementam (DUALIDADE). DA DUALIDADE surge a VIRTUDE: BONDADE (madeira) – POLIDEZ (fogo) – JUSTIÇA (metal) –SABEDORIA (água) - SINCERIDADE (terra).

O fato é que desde o princípio a Humanidade se dedica a compreender o Universo que nos cerca e fundamentar o conhecimento em bases firmes que expliquem a razão de viver.


Referências:

  • HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. L&PM Editores S. A., 2018.

  • DONATELLI, Sidney. Macro e Microcosmos: Visão Filosófica do Taoísmo e conceitos da Medicina Tradicional Chinesa. Ed. Andreoli.,2015

Autoria:

Dra Ana Beatris Saldanha Ramos

Medicina Integrativa - Medicina de Família - Medicina Tradicional Chinesa

CRM/SC 6339


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page